96,729 dias

Foi no ano de 1743 quando descobri que não posso morrer. Eu nasci em escravidão em 1720, no distrito de Southwark, em Londres. Em 1724, depois que um incêndio destruiu a casa de meu dono, ele foi forçado a vender todos os seus escravos para cobrir o custo de reconstruí-lo; os que sobreviveram, de qualquer forma. No leilão, meu pior pesadelo se tornou realidade. Um dono de uma plantação de Bristol comprou meus pais. Ele não me comprou. Eu era muito jovem para trabalhar nos campos, ele disse, e ele não queria me alimentar e me abrigar por anos até que eu estivesse pronta. Então, em meio a muitos gritos e brigas, meus pais foram carregados em uma carroça e levados embora, enquanto eu fiquei lá. Eu nunca mais os vi.

As coisas poderiam ter sido piores; Eu poderia ter sido comprado por alguém com menos escrúpulos sobre o trabalho infantil. Felizmente, fui comprado por uma mulher de 50 e poucos anos chamada Imogen Harris. Ela não era dona de uma plantação ou algo assim. Seu marido morreu e seus dois filhos se alistaram na Marinha Real; ela só queria companhia.

Vivendo com ela, senti algo parecido com felicidade. Ela me ensinou a ler, a cozinhar, e nós jantávamos todos os dias, então ela contava histórias ou conversávamos sobre o que quer que lhe acontecesse. Quando eu tinha 12 anos, a senhora Harris concordou em me deixar aprendiz sob um ferreiro. Passei oito anos trabalhando na forja, principalmente fazendo correntes e baionetas. Então a saúde da senhora Harris começou a declinar. Em pouco tempo, eu tive que cuidar dela em tempo integral. Eu fiz tudo o que pude para ela, mas eventualmente todas as coisas boas devem chegar ao fim. Ela morreu em 1742 e eu fui vendido novamente.

Na Colônia de Delaware, na América, os ferreiros eram escassos. Desde que eu tive uma boa experiência no comércio, eu fui carregado em um navio com 9 outros escravos e expulso. Tenho certeza de que você já ouviu falar de como os escravos eram transportados, acorrentados lado a lado, colocando-se em tábuas. Não foi assim para mim. Não era um navio negreiro, era um navio de carga. Então, ao invés disso, estávamos todos simplesmente trancados no porão de carga. Nós ficamos lá por semanas, sendo dado apenas pão interrompido e água, trouxe um de cada vez para nos aliviar. Fora isso, ficamos trancados o tempo todo. E ficou brutalmente quente durante o dia, muito frio à noite. Depois que três de nós morreram, percebemos que todos morreríamos, a menos que fizéssemos alguma coisa.

Todos os dias ao meio-dia, a tripulação nos trazia pão e água. Dois homens ficavam de pé junto à porta, armados com mosquetes, enquanto outro homem distribuía a comida. O plano era simples: todos nós simplesmente os apressávamos quando eles entravam, pegavam suas armas e assumiam o controle do navio. O pior que eles poderiam fazer era matar dois de nós, certo?

A hora chegou. Ouvimos os membros da tripulação caminhando em direção à porta e nos preparamos. Mas nós agimos cedo demais. Assim que a porta se abriu e o primeiro homem entrou com o pão, nós carregamos. Isso deu aos dois homens com mosquetes tempo para recuar e atirar em nós. Ambos atingiram seus alvos e nós fomos para cinco homens. Então correram de volta ao convés e seguimos. Quando chegamos ao convés, percebi o quanto nos enganamos.

Nosso erro foi supor que os dois homens que vieram para o compartimento de carga eram os únicos guardas armados no navio. Como se viu, toda a tripulação estava armada. Mais de uma dúzia de homens estavam no convés, armas apontadas para nós. Eu esperava que eles atirassem em nós todos bem então. Em vez disso, eles nos sentaram e então escolheram um de nós para fazer um exemplo. Como você provavelmente pode adivinhar, eles me escolheram. Enquanto os outros escravos observavam, meus pulsos e tornozelos estavam algemados, e pesadas correntes estavam em volta dos meus ombros e peito. Então eles me empurraram sobre o corrimão.

Eu imediatamente comecei a afundar; as correntes asseguravam isso. Esta foi a primeira vez que eu estive debaixo d'água, então eu não estava acostumada a segurar minha respiração. Eu consegui segurá-lo por quase um minuto, antes que eu não aguentasse mais. A água salgada desceu pela minha traqueia, queimando como você não acreditaria. Parei de lutar e esperei que terminasse. Isso não aconteceu. Eu deveria ter morrido em poucos minutos, mas de alguma forma eu ainda estava vivo.

Eu me senti bater no fundo do mar. Devíamos estar em uma área razoavelmente rasa, porque havia luz solar suficiente aqui embaixo para poder ver o que estava ao meu redor. Eu não conseguia me mexer. Eu não conseguia respirar. Eu não consegui dormir. Entorpecido pela frieza da água, tudo que eu podia sentir era a água salgada queimando em meus pulmões e garganta. Isso nunca parou. A única coisa que pude fazer foi observar o sol atravessar o céu, repetidamente.

10 dias se passaram. Você sabe o que é não ter comido por 10 dias? 50 dias; O navio provavelmente chegara a Delaware. Eu me pergunto o que a tripulação disse, quando eles deveriam chegar com 10 escravos, mas só restavam quatro. 75 dias; a fome e a sede parecem ter atingido um pico. Isso é bom, eu acho. 200 dias; Eu pensei que eu iria perder a fome e, eventualmente, ser capaz de escapar, mas não; Eu fiquei exatamente como eu estava. 365 dias; Nesse ponto, eu aceitara que estava no Inferno e que isso nunca terminaria. Esta foi a minha punição, por amaldiçoar a Deus depois que Imogen Harris. morreu. 500 dias; Eu desejei que ela nunca tivesse me comprado. Ela é a razão pela qual eu estava no fundo do oceano; ela sempre agiu gentilmente e me tratou como um filho, mas nunca se deu ao trabalho de me libertar. Se ela tivesse, nada disso teria acontecido. Ela era tão ruim quanto o resto deles.

1.000 dias A essa altura, parei de pensar no passado. Não havia sentido. Eu estava aqui e ficaria aqui para sempre. Tudo que fiz foi contar.

2.000 dias.

5000 dias.

10.000

50.000

96,729. Algo novo aconteceu. Eu poderia fazer duas formas se movendo na água acima de mim. Não era peixe; eles tendiam a me evitar. Não, essas eram as formas das pessoas. O que eles estavam fazendo tão longe no mar, eu não tinha ideia. Mas eu sabia que, se conseguisse a atenção deles, talvez eles pudessem me libertar. Então comecei a me debater e mexi uma nuvem considerável de poeira. Funcionou; as sombras começaram a se aproximar, até que eu consegui distinguir suas feições. Foram duas mulheres, usando o que agora entendo ser equipamento de mergulho. Quando eles perceberam o que estavam olhando, os dois me agarraram e começaram a me levantar para a superfície. Demorou um pouco, principalmente devido ao peso das correntes ainda em volta de mim.

Finalmente, chegamos à superfície e eu desenhei pela primeira vez em mais de 250 anos. Depois de tanto tempo na escuridão, estar sob a luz do sol era insuportável; Eu mantive meus olhos fechados, mas isso não fez muita diferença. Uma das mulheres chamou alguém. Eu ouvi um barulho e, alguns segundos depois, estou sendo puxado pela água; então eles me puxaram para uma superfície dura. Passei os minutos seguintes tossindo água e mais do que um pouco de sangue. O ar queimou meus pulmões quase tão ruim quanto a água salgada.

Eventualmente, eu abri meus olhos. Vi que estava em um barco, mas isso não era nada como qualquer barco que eu já tivesse visto; brilhante e branco. Ele correu através da água, apesar de não ter velas, em direção a terra à distância. Não havia nem ninguém dirigindo. As duas mulheres estavam sentadas com um homem conversando. Eu ouvi pedaços do que eles estavam dizendo.

"O radar não está mostrando nenhum outro barco por pelo menos 25 milhas. Como ele chegou lá?"

"Você vê o quão ruim essas correntes estão enferrujadas? Ele teve que ter estado lá por anos para elas ficarem assim."

"Você sabe o quão estúpido isso soa, certo?"

Eles continuaram conversando por um tempo. Eu parei de ouvir; Eu estava muito ocupado aproveitando a sensação de ar fresco em meus pulmões novamente. Então fui interrompido por uma das mulheres ajoelhada ao meu lado; Ela começou a serrar as correntes com uma faca. Graças à ferrugem, ela terminou em pouco tempo e eu pude me mover novamente. Quando ela se levantou e começou a conversar com as amigas de novo, eu me vi olhando para sua panturrilha nua.

Eu tinha parado de sentir a fome em algum momento enquanto estava debaixo d'água; tornou-se uma constante, como a respiração era para a maioria das pessoas. Mas enquanto eu ficava lá, olhando para a perna macia e exposta, tudo veio rugindo de volta; um vazio horrível e doloroso que era impossível ignorar por outro segundo. Eu agarrei seu tornozelo e afundei meus dentes na carne. Ela gritou, e os outros dois gritaram quando eu arranquei um pedaço de sua perna e a engoli; Na época, era a melhor coisa que eu já provei. Mas não foi o suficiente. Eu a puxei para o chão e mordi novamente, desta vez no pescoço. Só então, ouvi três pancadas fortes e dor explodiu no meu lado e braço. Eu olho para cima e o homem está apontando uma arma para mim. Essas balas doíam, claro, mas não podiam mais me matar do que a água poderia. Quando ele viu que eu ainda estava vivo, ele me atacou e começou a me forçar para a parte de trás do barco. Para a água. Vendo isso, e com o tipo de força que só o terror pode lhe conceder, consegui jogar o homem na água. A mulher que eu não mordi, aparentemente não querendo ficar sozinha comigo, tentou pular atrás dele, mas eu a agarrei e a empurrei para longe do corrimão. Ela caiu para trás e a cabeça bateu no canto de uma cadeira. Sangue começou a vazar da ferida, e ela não se moveu mais depois disso.

Com mais nada para interromper, comecei a comer de novo. Depois de cinco mordidas, vomitei, sangue e pedaços de carne pousando em seu corpo refrescante. Mas a fome não podia ser controlada. Continuei comendo, vomitando várias vezes antes de terminar a primeira garota. Eu andei de um lado para o outro; ela não tinha morrido ainda, só ficou inconsciente, então ela ainda estava quente. Eu não terminei ela. A fome estava satisfeita o suficiente para que eu fosse capaz de parar.

A magnitude do que acabei de fazer começou a surgir em mim. Eu havia matado aquelas duas mulheres e esse homem provavelmente morreria na água. Se eu não fui amaldiçoado antes, eu certamente estou agora. Mas Deus virou as costas para mim há muito tempo. Por que devo seguir Seus mandamentos depois do que Ele me fez passar?

Eu comecei a procurar em volta do barco. Encontrei vários jarros de água, todos drenados, e uma sacola de roupas. Eu estou supondo que eles pertenciam ao homem. Tirei minhas roupas apodrecidas, lavei o sangue do meu rosto e coloquei suas roupas. Me vendo no espelho, vi que não envelhecia desde que fui expulso do navio; Eu ainda parecia ter aproximadamente 23 anos de idade. Pouco depois disso, o barco chegou à costa; a praia estava vazia. Eu saí correndo, querendo chegar o mais longe possível daquele barco.

Mais tarde naquele dia, depois de vagar por essa cidade por algumas horas, fiz meu caminho até a praia para ver se alguém havia encontrado o barco. Quando me aproximei, vi uma multidão reunida ali perto e muitas luzes vermelhas e azuis piscando. Dezenas de homens vestidos de preto, com armas nos cintos, estavam reunidos em volta do barco. Eu não fiquei por perto.

Percebo agora que fui muito duro com meu julgamento da senhora Harris. Embora ela tenha se esquecido de me libertar é o que levou a tudo isso, ela me ensinou a ler, e isso provou ser inestimável nesse novo mundo. Passei a maior parte do tempo na biblioteca, aprendendo sobre como o mundo havia mudado ao longo dos séculos, todos os avanços que havíamos feito. A maioria das pessoas aceita como a tecnologia surpreendente chegou; podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo em tempo real. Quando eu era criança, levaria meses para receber uma mensagem tão distante.

Muitas vezes penso no fato de que nunca vou morrer. Às vezes esse pensamento me emociona; Vou ver como será o mundo daqui a centenas de anos. Outras vezes me horroriza; Eu nunca serei capaz de ter um relacionamento duradouro. Meus parceiros envelheceriam e morreriam e eu não. E se algum desastre acabar com toda a vida neste planeta e eu estiver sozinho em um mundo morto para sempre?

Não tenho certeza do que farei para ocupar meu tempo para sempre, mas tenho certeza de uma coisa: nunca mais vou me aproximar do oceano.